Google+ NASA pretende enviar asteroide de 550 toneladas para orbitar a Lua ~ Newstecblog

4 de janeiro de 2013

NASA pretende enviar asteroide de 550 toneladas para orbitar a Lua

NASA planeja missão bem peculiar, ao querer enviar um asteróide para orbitar a lua.


Sonda vai levar asteroide até a lua (Fonte da imagem: Reprodução/Keck Institute for Space Studies)

Pesquisadores do Instituto Keck de Estudos Espaciais, na Califórnia, confirmaram recentemente que a NASA cogita seriamente uma missão para construir uma nave não tripulada para capturar e levar asteróide para orbitar a lua.Toda essa missão custaria cerca de R$ 5,3 Bilhões de reais, prevista para ser finalizada em 2020.
Pode se parecer uma ideia esquisita, mas ao fim das contas essa poderia ser uma excelente alternativa a enviar uma missão tripulada para algum asteróide próximo da Terra.Essa missão proposta pela administração do governo de Obama, colocaria astronautas no espaço por pelo menos seis meses, distantes do campo magnético da Terra, que poderia protegê-los de radiações  de todas as possibilidades de resgate em caso de problema.
Com essas novas ideias, a missão seria muito mais segura e teria enormes vantagens, porque o asteróide poderia facilmente ser alcançado por sondas robóticas ou até mesmo por humanos.

Como funcionaria a missão

Para realizar essa missão, os cientistas do Instituto Keck pretendem enviar uma sonda propelida por íons aquecidos pelo Sol e montada em um foguete Atlas V. Assim, a nave se locomoverá até um asteróide pequeno, com cerca de 7 metros de largura e, depois de estudá-lo, usará uma “rede” de 10 m x 15 m para arrastá-lo até o satélite natural da terra. O processo todo levaria de 6 a 10 anos para ser concluído.

Em algumas décadas, poderemos ver um asteróide orbitando a Lua (Fonte da imagem: Reprodução/Keck Institute for Space Studies)

Porem ainda existem muitas variáveis para serem avaliadas. Uma das propostas é de construir uma base entre a Terra e a Lua, para que cientistas possam estudar o asteróide capturado com a ajuda de tecnologias de telepresença. Também não está descartada a possibilidade de um pouso na superfície do próprio asteróide.
Esse tipo de missão poderia facilitar a execução de missões tripuladas mais longas, como chegar a um asteróide mais distante ou até mesmo ir para Marte. Além disso, ter um asteróide orbitando a Lua pode ser de interesse de empresas privadas interessadas na exploração e mineração espacial.

Comentários