Google+ Chimpanzés têm senso de justiça parecido com o humano, diz estudo ~ Newstecblog

17 de janeiro de 2013

Chimpanzés têm senso de justiça parecido com o humano, diz estudo

Pesquisadores aplicaram jogo em 20 crianças de 2 a 7 anos e 6 primatas.
Egoísmo mostrado pelos participantes aumentou quando regras mudaram.

Pesquisadores aplicaram jogo em 20 crianças de 2 a 7 anos e 6 primatas. Egoísmo mostrado pelos participantes aumentou quando regras mudaram.
Chimpanzé tem senso de justiça e também pode ser egoísta (Foto: Biosphoto/Michel Gunther/Arquivo AFP)

 

Chimpanzés têm um senso de justiça semelhante ao dos seres humanos, aponta um novo estudo americano publicado nesta segunda-feira (14) na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Os pesquisadores da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, adaptaram para 20 crianças de 2 a 7 anos e seis chimpanzés (Pan troglodytes) um jogo econômico conhecido como "jogo do ultimato" ou "jogo do ditador".

Nessa brincadeira de dois participantes, um deles deveria decidir como dividir um prêmio com o parceiro. Segundo as regras, sem o consentimento do companheiro, nenhum jogador receberia a recompensa.

O objetivo do autor Frans de Waal e seus colegas era estudar como o sentimento de justiça varia de acordo com as circunstâncias e como ele se comporta entre os chimpanzés, considerados os bichos mais próximos do homem na escala da evolução.

Segundo os cientistas, a resposta das crianças e dos primatas se parecia com a de pessoas que haviam participado desse jogo anteriormente. O resultado foi que os dois grupos buscaram dividir igualmente os prêmios.

Apesar disso, em uma versão modificada do jogo, em que o consentimento do parceiro não era exigido para distribuir a premiação, tanto as crianças quanto os chimpanzés se mostraram egoístas e ficaram com a maior parte da "bolada". O mesmo comportamento foi observado em macacos-prego (Cebus spp).

De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ajudar a descobrir a origem evolutiva do senso humano de justiça, cooperação e distribuição de riqueza.

Comentários