Google+ Zero absoluto é rompido, ciêntistas atingem bilionesimos de graus abaixo ~ Newstecblog

4 de janeiro de 2013

Zero absoluto é rompido, ciêntistas atingem bilionesimos de graus abaixo

Cientistas desafiam as leis da física, pela primeira vez na historia se consegue temperaturas abaixo do zero absoluto

Ultrapassar zero absoluto

  Nebulosa do Bumerangue tem expansão de gases tão rápida que quase atinge o zero absoluto (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)


 O zero absoluto é a menor temperatura teórica possível. Mais formalmente, é a temperatura na qual a entropia atinge seu valor mínimo e, segundo a interpretação clássica, a energia cinética e térmica valem zero.
Se considerava impossível chegar nessa temperatura, muito menos chegar mais abaixo ainda, porem a física e cheia de "pegadinhas" e cientistas da Universidade Ludwing Maximilian, na Alemanha criaram um gás quântico com átomos de potássio alinhados de maneira específica com a ajuda de lasers e campos magnéticos.

Assim, quando os campos magnéticos foram rapidamente ajustados, os átomos passaram de um estado de baixa energia para um estado com o mais alto nível de energia possível. Essa transição, aliada ao fato de que os átomos continuaram em ordem graças ao feixe laser, fez com que a temperatura do gás ultrapassasse alguns bilionésimos de graus abaixo da temperatura de zero absoluto (-273,15° C).

Comentários