Google+ Porque os dedos enrugam, quando ficamos com eles muito tempo na agua? ~ Newstecblog

9 de janeiro de 2013

Porque os dedos enrugam, quando ficamos com eles muito tempo na agua?


Quando se passa muito tempo com a mão submergida na agua costuma-se enrugar os dedos, isso não é uma aberração da natureza.  

Um estudo da "Royal Society", descobriu que o seu objetivo é melhorar a aderência dos dedos, em locais molhados ou submerso



Dedos enrugados
Dedos enrugados.


Uma equipe de cientistas da Universidade de Newcastle analisou a capacidade de pessoas para levar objetos para fora da água com os dedos enrugados e normal, para estudar por que esse efeito ocorreu. De acordo com o Dr. Tom Smulders, responsáveis ​​pela pesquisa, dedos enrugados poderia ser comparado com uma aderência dos pneus em locais molhado.

"O enrugamento dos dedos em locais molhado pode ter ajudado os nossos antepassados ​​para obter alimentos de vegetação úmida", diz Smulders. "E o enrugado nos dedos dos pés nos permitiu correr melhor na chuva."

Esse enrugamento ocorre quando os vasos sanguíneos se contraem nos dedos.

No experimento, os participantes tentaram pegar diversas bolinhas em locais molhados, com os dedos das mãos e pés enrugados e normais. Com dedos enrugados pegar as bolinhas ficou mais rápido e fácil.

A questão que permanece sem resposta é porque nós não temos dedos sem ser permanentemente enrugados. "Nossas primeiras teorias sugerem que isso pode diminuir a sensibilidade nas pontas dos dedos ou até mesmo aumentar o risco de lesão para pegar objetos", diz Smulder. 

Comentários